quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dentista

Hoje eu aproveitei pra escrever sobre o dentista... irei dar uma pequena aula aqui hoje, fato de que não tenho o que fazer... Antes gostaria de falar algumas coisas... Às vezes eu irei falar sobre algo mas eu não gostarei do jeito que o post ficou pois nem sempre eu escrevo tudo o que quero, esqueço no meio da escrita algumas partes, isso é de certa forma preocupante.

Bem... Falando sobre o dentista...(acho que já notaram meu certo "tesão" por reticencias)o dentista é alguém extremamente importante... Cárie pode te matar as únicas formas de evitar isso são uma simples e menos prazerosa e outra mais prazerosa e relativamente mais perigosa, mesmo que muito pouco (na minha opinião).

A primeira é escovar os dentes... Nada de mais ter cuidado, escovar direito após as refeições e antes de dormir. A outra é mais interessante:Beijar.(acho que é por isso que tive uma cárie... nunca beijei muito)

Como o beijo pode ajudar? Simples... Na sua boca existem uns bichos chamados amebas, reino protista, eucariontes, movem-se por pseudópodes. Essas amebas são responsáveis pela sua saúde bucal, são elas que matam as bactérias presentes na sua boca e quanto mais você beija maior é a diversidade delas o que faz com que você tenha uma maior proteção.

Agora, o porém disso, isso pode fazer com que bactérias, de gram negativo se juntem a bactérias de gram positivo, e meio que fazendo uma reprodução sexuada haja troca de plasmídeo, criando uma nova bactéria que será imune a isso. Mas não se preocupe muito a chance disso acontecer não é das maiores.

Alguns pontos a falar agora sobre a odontologia pública. Acreditem, se vocês estiverem com problemas no dente, ou suspeitar disso necessitam ir imediatamente ao dentista,. cárie pode matar, já dei uma aula ali em cima então não irei entrar em detalhes mas é mais ou menos, ela entra no seu sangue através da raiz do dente e você morre.(não quer dizer que é no mesmo momento).

Sobre o sistema de saúde, o que acontece, ao chegar lá, pelo menos comigo eu fui atendido por profissionais capacitados, porém, mesmo eu sendo o terceiro na fila, levei de antes das 13:00 até as 15:00 para ser atendido. Outra, em determinados locais a fila é enorme, tanto que eu terei que tirar radiografia num local e a dentista falou pra mim:
Olha, chegue lá no começo da tarde e leve algo pra fazer o dia pois demora muito, leve um lanche também.

Espero que todos entendam que devem cuidar da boca e evitar ter que ir ao dentista mesmo que devam ir periodicamente para saber a situação. Amanha venho falar sobre algo que irá ser um pouco mais "do mal" espero que ninguém se chateie, caso isso ocorra podem me xingar via msn, orkut ou pelos posts.

Um comentário: