quarta-feira, 6 de maio de 2009

Gripe Suína

Eu estava procurando reportagens e achei uma que me interessou, a gripe suína, vi uma reportagem que fala sobre o fato de cientistas canadenses terem sequenciado geneticamente o vírus H1n1, o vírus da gripe suína.

Na reportagem do correio brasiliense é dito que houve o sequenciamento de três amostras coletadas no México e no Canadá. Para os que não sabem(ainda pois se entrarem no link adiante irão saber) os casos no México foram piores que no Canadá. Esse fato só pode levar a 2 conclusões: ou o vírus tem maiores efeitos em locais quentes, e/ou é claro, o sistema de saúde do México ajuda muito menos que o do Canadá (sinceramente, acho que isso é tão óbvio que não chega a ser comentável).

Busquei informações sobre essa gripe no Brasil, de certa forma influenciado pela minha amiga de SP que tava passando mal, e vi uma coisa bem interessante: "O Ministério classifica como caso suspeito quando o paciente apresenta febre alta (acima de 38 graus) e repentina, acompanhada de tosses e sintomas da gripe comum...;até 10 dias após ter estado nos países que apresentam casos da doença ou ter tido contato com alguma pessoa que tenha tido suspeita de gripe."

E outra, mesmo que se preocupar nunca seja de mais(dependendo do caso) e "antes prevenir do que remediar", os possíveis casos de gripe suína no Brasil, na maioria já foram descartados.

Tenho um último aviso, talvez vocês não possam entrar no link da reportagem de "O Globo" e terão que criar conta, mas caso queiram saber melhor sobre a reportagem criem a conta, isso provavelmente ajudará em futuros posts.

Matéria do Correio Brasiliense
Matéria de "O Globo"

That's all folks!

Um comentário:

  1. Nem me fale em Gripe Suina!
    Tava morrendo de medo de estar com isso!
    =(
    Mas estou bem agora xD

    ResponderExcluir