terça-feira, 28 de abril de 2009

Vestibulares

Estou com essa droga de cor de fonte porquê a putaria desse blog não quer muda-la, sim estou com raiva pois eu não quero postar com essa cor, assim que eu puder mudar de novo eu fico sem stress....¬¬'

Irei agora falar sobre algo que é a preocupação de muitos alunos de ensino médio e das mães ou pais deles *no meu caso minha mãe, ela se preocupa mais do que eu*. Caso vocês vejam de vez em quando jornais ou aquele link que eu postei nesse blog mesmo, devem saber que há a tentativa de transformar o ENEM numa prova para substituir ou então virar uma primeria fase do vestibular.

Em muitos anos de medidas para melhorar a educação essa é uma das poucas que eu concordo, porém ainda há muito o que mudar ante de podermos utilizá-la. Primeiro é melhorar o ensino no país, pois com esse ensino como disse o reitor da universidade de Campina Grande, isso poderá e deverá aumentar a desigualdade em algo já desigual, alunos de escola particulares pegarão ainda mais vagas, afinal eu infelizmente tenho que afirmar que dificilmente há cometição entre alunos de escolas públicas e particulares.Segundo é unificar o ensino do país.

O ensino nesse país é algo interessante, enquanto alguns estados estudam algumas coisas, outros estudam outras exemplo, Brasília e Unaí, aqui perto em MG. Ter uma prova unificada mesmo que apenas como primeira etapa quando há disparidade nos conteúdos das matérias não é muito inteligente. Imagine, uma pessoa de Unaí passa no ENEM pra tentar entrar na Unb(Universidade de Brasília) e passa, porém ao chegar na segunda etapa aparece o impasse, muito do que ele estudou no ensino médio não é cobrado e o que ele nao estudou sim. Isso seria um grande problema, seria facilmente resolvido por aqueles que tem maior determinação e decidem estudar sozinhos e sabe ro que irá ser cobrado ou então fazendo pré-vestibular mas nem todos podemos(eu sou um dos que não pode) pagar pré-vestibulares.

Eu sou altamente a favor dessa idéia de fazer um vestibular para o país todo, imagine você estudando em Santa Catarina e passando para um curso que não é encontrado aí ou então outro estado qualquer. Mas como disse, é preciso arrumar falhas no sistema brasileiro de educação antes de podermos implantar um sistema como esse perfeitamente.

Reportagem do vestibular

That's all folks!

Um comentário:

  1. Interessante!
    Eu tô pensando em prestar o ENEM esse ano e não sabia disso!
    *aquela que não tem paciencia pra ler jornais*

    ResponderExcluir