quinta-feira, 30 de abril de 2009

ENEM II

Bem, primeiramente peço desculpas a todos por não ter postado ontem porém o que aconteceu foi o seguinte:cheguei mais tarde em casa pois estava na casa da Ana jogando Super Mario World e então, quando eu chego fiz meus trabalhos de arrumar a cozinha e varri a área. Quando vou usar o computador eis que deparo com a situação... Meu padrasto tirou o cabo e não pude usar o computador. Aspecto positivo: Vi o jornal local de ontem, na Redetv, e o DFTV da globo e vi que como eu havia dito, o ENEM usado pras provas de vestibular neste momento é falho.

SIm eu anteontem disse sobre ser interessante, porém eu também falei sobre a necessidade de melhorar o sistema educacional brasileiro hoje venho salientar essa minha opnião.Ontem os resultados do ENEM sairam e bem, o Distrito Federal não teve médias boas principalmente na escola pública. Uma das poucas únicas que se sairam bem foi o Colégio Militar de Brasília enquanto as piores daqui, adivinhem públicas, tiverem metade da nota obtida pelo Colégio Militar.

Em outras regiões se evidenciou o mesmo, as escolas com os menores índices foram as públicas. "Das 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 74% obteve nota abaixo da média nacional que foi de 50,52 pontos. Na rede pública, o índice de estabelecimentos com resultado inferior à média chega a 89%."mas não é algo que me admira quando eu, na reportagem, vejo sobre uma escola pública que nem mesmo livros didáticos tinha! Como isso é possível? Eles querem ensinar ou dizer que a matéria é dada? Os alunos nem mesmo têm possibilidade de estudar e isso, pasmem, não é prioridade.

Esse sistema além de tudo, ainda ajudará a deixar a entrada para as universidades mais injusto, enquanto a maioria das escolas com notas boas vieram do Sudeste, uma escola de Manaus apareceu pela primeira vez, em 203º lugar, ou seja nem norte e nordeste terão chances nesse sistema, claro que contando como corretas e não falhas essas médias, pois além de ser opcional o ENEM quando uma escola não têm alunos suficientes não é criado o ranking dela na lista. Porém se há um ranking tão baixo no qual não é possível nem mesmo 50,52 algo está errado.

Um fato engraçado é como o Brasil tenta melhorar o ensino superior sem ao menos melhorar o fundamental e médio, ou seja, ele prepara bons profissionais, mas esses bons profisionais vieram de escolas particulares na maioria das vezes e os alunos da rede pública que deveriam estar nessas vagas ou esão trabalhando ou então conseguiram cursar a particular, mas mesmo assim trabalham pra poder pagar os seus cursos.Deixarei três links para que possam se informar melhor caso queiram.

ENEM
reportagem sobre o ENEM como vestibular pelo UOL
Classificação do ENEM

Sinto infromar que ao tentar entrar no site que divulgou os resultados do ENEM, não foi possível pois o site, acredito, estava em manutenção caso queiram tentar acessar para mais informações, sim informação nunca é de mais, na verdade pode ser uma arma.

INEP

Esse site além de ter informações sobre o ENEM também possui outros cursos que talvez serão de interesse de vocês.

Observação: Saudade da minha letra, maldita seja a manutenção dos blogs.

That's all folks!

Um comentário:

  1. Hum...
    Nossa, o ENEM de Brasília contece antes do de SP... ou entõ eu to mto mal informada!
    Gostei do post! Parabens!

    ResponderExcluir