quarta-feira, 13 de maio de 2009

Gráficos X Jogabilidade

   Alô vocês alô vocês *---*
Aqui quem posta é Trickster, amigo do Lucas Battousai...Seguinte, normalmente eu costumo postar alguns textos decentes e interessantes de se ler, mas hoje, eu tava indo jogar um DotinhA quando eu me lembrei ''PQP! Era pra eu postar lá no Blog @__@''. Daê eu abri o Google Chrome e cliquei nos favoritos o mais rápido que pude para falar do primeiro tema que me veio à cabeça: jogos.   

Entonces, há muito e muito tempo, desde que surgiram os jogos em 3-D, bateu a seguinte questão: O quê é mais importante? Jogabilidade, a interação com o jogo, ou o Visual, os gráficos?

Vamos à exemplos práticos; o jogo ali é o Castlevania Symphony Of the Night.
Disparado um dos melhores jogos de todos os tempos, no qual o cenário era 2-D  e o gráfico pixelado. Mesmo assim, marcou minha vida nos jogos, e viverá para sempre na memória *-*

Agora, outro jogo; Haze 
O pior jogo, e sem dúvida, o maior fail do PS3...Os gráficos são lindos, mas a jogabilidade é horrível e os comandos confusos...

''Ah, então quer dizer que jogos 2-D são melhores?''
Claro que não, o que importa é a diversão que o jogo propicia...Por exemplo, imagina você pega o seu jogo favorito de infância, e o remasteriza...É ÓBVIO que ele ia ficar muito mais agradável de se  jogar, se mantesse os atrativos que o chamaram antes....
E com certeza, vocês tem que concordar, quando mais agradável o visual do jogo, mais pessoas serão atraídas por ele, não concordam?
E se você pega um jogo com um gráfico foda, e o coloca como mais um jogo qualquer, ele perde seu atrativo, e vira uma bosta.
Conseguem me entender?
Logo, o jogo não é só gráfico, mas também não é só jogabilidade...
Como diz o ditado ''NAUM LIGA PRA GRAFIKO VAI JOGA TIBIA''



(primeiro post, acho que fui bem =**)

2 comentários:

  1. ''NAUM LIGA PRA GRAFIKO VAI JOGA TIBIA''
    Quase q engasgo aqui xDDD
    Concordo em parte com vc.. já ví jogos esplendidos q uniam visual, jogabilidade e diversão. Um deles foi mirro's edge(diga-se de passagem, o melhor single player q já joguei).
    Mas já ví muitos outros com gráficos não tão bons, mas ainda assim ótimos(Tremulous, World of Goo, Zelda: OoT, mega men Zero(GBA), etc)
    Esse final de semana eu começo a publicar algumas matérias sobre jogos :D

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente com o Alberto /\
    Mirros's Edge é Loko d++++
    E Zelda eh um dos jogos q eu mais gosto!
    ''NAUM LIGA PRA GRAFIKO VAI JOGA TIBIA''
    Nossa, nem me fale em Tibia q eu jah tenho arrepios!
    hauhauhauahu!

    ResponderExcluir